Pimenta da Terra dos Açores

Arquivo

Deliciosa e versátil, quem experimenta este produto regional dos Açores não mão prescinde dele na sua cozinha. Dá para temperar quase tudo e tem a dose certa de picante. A quem nunca provou, aconselhamos vivamente.

A Pimenta da Terra é uma das especiarias açorianas obrigatórias de provar quando visita qualquer uma das ilhas dos Açores.

É igualmente utilizada para confeção de pratos gastronómicos em geral, servindo igualmente de tempero. Em alguns casos é usada também nas entradas típicas dos Açores como é o caso das Lapas dos Açores.

Existem algumas variedades deste produto, sendo que a diferença está apenas no picante de cada um. Uma tradição dos Açores que, se ainda não experimentou, procure no mercado ou faça a sua em casa e aprecie o seu sabor.

Descubra:

HISTÓRIA

De entre os vários condimentos utilizados pelo povo açoriano, a Pasta de Pimenta distingue-se pelo seu uso frequente. A malagueta dos Açores é uma variedade muito próxima de uma malagueta da costa da Guiné e do Benim, de onde parece ter vindo por altura dos descobrimentos e das rotas comerciais das especiarias, a malagueta era uma forte “moeda” de troca. Além da malagueta (também chamada de Piripiri), as principais variedades são a Corno-de-Cabra e a Pimenta da Terra (ou Grada).

Todavia, é de admitir que a sua utilização se tenha generalizado a partir do século XVI. O Naturalista Açoriano, Francisco Arruda Furtado, no século XIV referia que a Pasta de Pimenta era um condimento indispensável ao povo açoriano, sobretudo ao micaelense, servindo para temperar diversos pratos ou sendo comida apenas com pão de milho (o que constituía a base da alimentação do povo). A pimenta era também utilizada nos caldos de couves.


COMO OBTIDA A PIMENTA MOÍDA

Na ilha de S. Miguel é vulgarmente conhecida por Pimenta Vermelha, Pimenta da Terra ou simplesmente Pimenta. A Pimenta Moída é obtida por esmagamento de pimentos da espécie Capsicum sp., vulgarmente conhecidos por malagueta, oriundos da América Central. São diversas as variedades de pimento cultivadas nos Açores, nomeadamente a gaga e a pequena, esta com sabor picante não muito acentuado.

Daqui decorre a consequente variedade das designações, como pimenta malagueta com um sabor muito violento e distinta pelo seu aspeto fino e pontiagudo, a qual também é conhecida por corno de cabra nos Açores.

A Pimenta da terra é obtida segundo um modo de fabrico artesanal, onde depois de cortadas e retiradas as sementes, as malaguetas são moídas num moinho próprio para o efeito. Entre outros segredos de confeção, esta massa é depois colocada em salgadeiras de barro por algum tempo.


COMO UTILIZAR

A Pimenta moída conserva-se em boiões ao longo do ano, pode ser utilizada em guisados, fritos, sopas, requeijão e queijos frescos, em aperitivos, bem como nos enchidos de porco (morcelas, chouriços e linguiça). Utilizada também em peixe feito no forno e barrada em pão de milho. São diversas as variedades de pimenta ou malaguetas cultivadas nos Açores, umas mais picantes que outras.

Nos restaurantes é servida juntamente com queijo branco (queijo fresco) criando um contraste de sabores bastante agradável. É igualmente utilizada para confeção de pratos gastronómicos em gerais, servindo de tempero.

O consumo de todo o tipo de malaguetas tem crescido mundialmente, nos últimos anos. A malagueta contém vitamina C e A e é uma boa fonte de fibra.


A Dona Pimentinha tem um picante médio que não perdura intensamente na boca, por isso empresta um sabor picante aos pratos sem se sobrepor aos outros sabores.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!