Chucrute, o superalimento da Alemanha
Arquivo
O chucrute é original da China, mas tornou-se especialmente popular na Alemanha. O nome original, no alemão, é Sauerkraut, que significa erva (kraut) brava (sauer). Feito com a Couve-repolho, é um alimento fermentado.
Descubra:
O que é?
O chucrute, conhecido originalmente como Sauerkraut, é uma preparação culinária que é feita através da fermentação das folhas frescas da Couve-Repolho, juntamente com Sal Marinho.
O processo de fermentação ocorre quando as bactérias e as leveduras presentes, de forma natural no repolho, entram em contacto com os açúcares libertados pelo legume, que produz ácido láctico.
História
O Chucrute é um acompanhamento muito apreciado na culinária alemã e é indispensável no prato clássico como a salsicha branca e o joelho de porco.
O nome em português, chucrute, deriva do nome alemão, Sauerkraut. A Couve-repolho azeda também é popular na vizinha França, sobretudo na região da Alsácia.
Embora muitos acreditem que o chucrute tenha origem alemã, o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era “um prato fornecido aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China”, no século III antes de Cristo.
Da China, o produto teria sido trazido ao Ocidente. Existem diversos documentos na história sobre os chucrute com como por exemplo, Hipócrates, o médico e filósofo grego, descreve nos seus escritos que o chucrute como um alimento saudável. Também os romanos teriam apreciado a verdura fermentada.
Na Europa principalmente na Alemanha, o cultivo de repolho foi impulsionado nos jardins de Monastério e, no século 12, o chucrute estabeleceu-se como remédio na medicina popular. Além de estimular a digestão, o Chucrute era usado para purificar o sangue e a pele, cicatrizar feridas e um remédio para as dores de cabeça.
Antes da globalização e evolução tecnológica, o chucrute era uma boa maneira de garantir vegetais e nutrientes essenciais à mesa também no inverno, sendo rico em vitaminas C e B, pelo fato de poder ser armazenado por bastante tempo.
Como se prepara o Chucrute?
O chucrute resulta de um método de conservação do repolho, que é utilizado por vários anos em alguns países da Europa, como na Alemanha.
Ingredientes:
- 1 Couve-Repolho;
- 1 Colher de sopa de sal marinho, por cada kg de repolho;
- 1 Frasco de vidro hermético;
Modo de preparo:
Retirar algumas das folhas exteriores, cortar o repolho em 4 pedaços e, depois, em tiras finas. Colocar as tiras do repolho num recipiente grande, adicionar o sal e mexer bem com as mãos. Deixar repousar durante 1 hora e, depois desse tempo, mexer novamente no repolho para que liberte água.
Por fim, colocar o repolho dentro do frasco de vidro hermético e fazer pressão para que fique bem comprimido. Adicionar a água, até preencher todo o frasco. Guardar o chucrute num lugar seco e escuro durante 4 semanas, sem abrir. Depois desse tempo, o chucrute está pronto a ser usado.
Benefício do Chucrute para a Saúde
O chucrute é rico em vitaminas C, K, B1, B2, B3, B6 e B12 e contém potássio, sódio, cálcio e ferro. Possui efeito anti-inflamatório e atenua os sintomas de distúrbios metabólicos e diabetes. É famosa a história de que, em meados do século 18, o capitão e explorador britânico James Cook obrigava seus marinheiros a comer chucrute para evitar o escorbuto, doença causada pela deficiência aguda de vitamina C.
Confira abaixo algumas das marcas Premium que distribuímos em exclusivo no território nacional. Uma seleção dos melhores produtos das mais diversas geografias do globo: um mundo de sabores ao seu dispor.
Quais os principais óleos especiais?
Quais os principais óleos especiais? Apresentamos uma lista de óleos com as suas funções, propriedades e utilizações.
Torrão | Uma variedade de Nougat
O torrão é um doce muito antigo, sendo consumido há séculos na Europa, América Latina e é um um dos produtos mais vendidos durante as festividades de Natal.
Bruschetta | Um Antepasto Italiano
A bruschetta é uma entrada clássica da culinária italiana, que consiste em fatias de pão torrado cobertas com uma mistura de ingredientes frescos e saborosos. As bruschettas são ótimas para servir como aperitivo em ocasiões especiais ou como um lanche leve e saboroso.
Óleos Especiais Para Cozinhar
Os óleos especiais têm origens diversas e devem ser usados de acordo com as suas especificidades.