Hommus ou Homus | Sabores do Médio Oriente

Arquivo

Hommus ou Homus é um alimento típico da cultura do Médio Oriente feito a partir de grão-de-bico cozido e triturado, taíne (pasta de sementes de sésamo), azeite, sumo de limão, sal e alho.

Descubra:

O que é Hommus?

Homus ou Hummus é uma pasta cremosa, preparada com grão-de-bico cozido, tahine, alho, limão.

A primeira receita de uma pasta de grão-de-bico com tahine foi encontrada no Egito, no século XIII. Esta pasta faz parte do mezze ou meze, conjunto de pequenos pratos ou aperitivos tradicionais no Oriente Médio e geralmente é consumida com pão pita.


Origem do nome

A palavra “homus” deriva do árabe e significa exatamente grão-de-bico, leguminosa que foi cultivada no Oriente Médio pela primeira vez há 10 mil anos.

O nome completo é na verdade ḥummuṣ bi ṭaḥīna, que significa “grão de bico com tahini”, que é uma pasta escura à base de gergelim. O próprio nome também parece sugerir que o homus é originário de um país árabe, sendo a receita mais semelhante escrita no Cairo, no século 13, feita além do grão-de-bico, com vinagre e limão, especiarias e óleo, mas sem tahine ou alho.

Ainda assim, há quem afirme que é uma comida judaica, mencionada na Bíblia há pelo menos 3500 anos, mas até a Grécia afirma que o homus é o alimento básico de sua culinária. Durante muitos anos ocorreu uma rota comercial, que permitiu a circulação de mercadorias entre gregos, turcos e outros povos do Oriente Médio, obtivessem uma influencia de culturtas gastronómicas.


Os Ingredientes para o Homus

GRÃO-DE-BICO

A variedade de grão-de-bico kabuli que é muito consumida na região Mediterrânica e no Oriente Médio, possui coloração bege e uma casca fina e leve.

TAHINE

É uma pasta preparada com sementes de sésamo moídas. Estas sementes possuem em torno de 50% do peso em óleo e coloração que varia do bege a negro.


Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!