Bolo de Mel da Madeira
Arquivo
O Bolo de Mel é o mais famoso e antigo na doçaria madeirense, tendo surgido nos tempos áureos da produção de açúcar. Determinava a tradição, que o bolo de mel fosse preparado no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para estar bom no Natal, festa de que este bolo faz parte integrante.
Descubra:
- O que é o Bolo de Mel de Cana da Madeira?
- Qual é a história e tradição do Bolo de Mel de Cana da Madeira?
O que é o Bolo de Mel de Cana da Madeira?
O bolo de mel de Cana da Madeira, ou simplesmente bolo de mel, é um bolo típico da doçaria do arquipélago da Madeira. Tal como o nome sugere, é preparado com mel de cana-de-açúcar, remontando as suas origens à época áurea de produção de açúcar no arquipélago.
Para além do mel, o bolo inclui também farinha, fermento, erva-doce, canela, cravinho, nozes, amêndoas, vinho da Madeira e laranja, limão e cidra, entre outros ingredientes possíveis.
Qual é a história e tradição do Bolo de Mel de Cana da Madeira?
A confeção do bolo terá começado nos séculos XV a XVI e ter-se-á aprimorado nos séculos XVII a XVIII, usando-se sucessivamente as especiarias europeias, as da Índia e finalmente a soda como fermento. Com o tempo, o bolo passou a usar mais condimentos e a ser mais ornamentado.
De acordo com a tradição que ainda se mantém em algumas famílias, o bolo deve ser preparado no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, dando início aos preparativos do Natal, em cujas mesas é uma presença habitual.
Deve ser partido à mão e pode ser acompanhado de licores ou vinho da Madeira. Pode ser naturalmente conservado durante vários meses.
Tradicionalmente havia dois tipos de bolo de mel de cana: o pobre e o rico, distinguindo-se este último por ser muito rico em frutos secos, especialmente nozes.
Confira abaixo algumas das marcas Premium que distribuímos em exclusivo no território nacional. Uma seleção dos melhores produtos das mais diversas geografias do globo: um mundo de sabores ao seu dispor.
Quais os principais óleos especiais?
Quais os principais óleos especiais? Apresentamos uma lista de óleos com as suas funções, propriedades e utilizações.
Torrão | Uma variedade de Nougat
O torrão é um doce muito antigo, sendo consumido há séculos na Europa, América Latina e é um um dos produtos mais vendidos durante as festividades de Natal.
Bruschetta | Um Antepasto Italiano
A bruschetta é uma entrada clássica da culinária italiana, que consiste em fatias de pão torrado cobertas com uma mistura de ingredientes frescos e saborosos. As bruschettas são ótimas para servir como aperitivo em ocasiões especiais ou como um lanche leve e saboroso.
Óleos Especiais Para Cozinhar
Os óleos especiais têm origens diversas e devem ser usados de acordo com as suas especificidades.