Glacê Balsâmico: entenda o que é e como usá-lo na culinária
Arquivo
O glacé balsâmico é uma redução da cozedura do vinagre balsâmico, ou seja, caracteriza-se com uma consistência encorpada e um sabor agridoce intenso, ideal para embelezar muitos pratos.
Descubra:
- O que é o glacê balsâmico e como ele é elaborado?
- As diferenças entre glacê balsâmico e vinagre balsâmico
- Quando utilizar o glacê balsâmico na culinária?
O que é o Glacê Balsâmico e como ele é elaborado?
O glacê balsâmico é uma redução do vinagre balsâmico. A elaboração dos dois produtos é muito parecida, com a diferença que para chegar ao ponto do glacê é preciso passar por mais alguns processos.
A primeira etapa é extrair o mosto (sumo das uvas) e é fermentado. A fermentação alcoólica é a conversão dos açúcares da uva em álcool. Quando o vinho está finalizado, o mesmo é submetido a uma oxigenação proposital, o que transforma vinho em vinagre são as bactérias ácidas, estes microrganismos somente reproduzem-se na presença do oxigénio.
Depois deste processo inicia-se o vinagre balsâmico. Esta classificação somente é dada a vinagres que envelhecem em barris de madeira, onde sempre é priorizado o uso do carvalho. O tempo em que o líquido permanece nos barris concentra e intensifica os sabores, aromas e, também, a coloração do produto final, deixando-o mais escuro.
O processo para obter glacê balsâmico é necessário reduzi-lo, ou seja, deixá-lo a cozinhar por algumas horas, em lume baixo, para que a água evapore e o líquido torne-se mais concentrado e viscoso. De maneira geral, os glacês balsâmicos são mais adocicados, podendo ser adicionado açúcar na sua composição, além de outros condimentos.
As diferenças entre Glacê Balsâmico e o Vinagre Balsâmico
Textura
A diferença mais notável entre creme e o vinagre balsâmico é a textura. Como o próprio nome indica, o primeiro é muito mais espesso do que o segundo.
Por isso, ele é muito mais recomendado para utilização na gastronomia, devido a sua versatilidade, já que o vinagre é mais indicado para saladas.
Sabor
O decorrer do processo acentua o sabor do produto, fazendo com que algumas características estejam presentes com maior intensidade no creme do que no vinagre, resultando em um produto mais complexo.
Ainda, é muito comum que os produtores adicionem outros ingredientes à mistura, incrementando o sabor, tais como creme balsâmico com limão, com morango, trufas e com diversas outras harmonizações.
Quando utilizar o Glacê Balsâmico na culinária?
Uma das principais qualidades do balsâmico, seja o vinagre ou o creme, é acentuar o sabor dos pratos. É por isso que ele é muito versátil e pode ser utilizado para compor receitas salgadas, como saladas e carnes e também as doces, especialmente sobremesas que levem frutas que têm uma acidez acentuada.
O glacê de vinagre balsâmico é usado:
- Com queijos, principalmente queijos envelhecidos, como um Parmigiano Reggiano de 30 meses;
- Como guarnição para saladas ricas em ingredientes;
- Em peixe frito ou legumes fritos em massa;
- Em saladas de frutas ou em tigelas de morangos e creme;
- Com um gelado.
Confira abaixo algumas das marcas Premium que distribuímos em exclusivo no território nacional. Uma seleção dos melhores produtos das mais diversas geografias do globo: um mundo de sabores ao seu dispor.
Quais os principais óleos especiais?
Quais os principais óleos especiais? Apresentamos uma lista de óleos com as suas funções, propriedades e utilizações.
Torrão | Uma variedade de Nougat
O torrão é um doce muito antigo, sendo consumido há séculos na Europa, América Latina e é um um dos produtos mais vendidos durante as festividades de Natal.
Bruschetta | Um Antepasto Italiano
A bruschetta é uma entrada clássica da culinária italiana, que consiste em fatias de pão torrado cobertas com uma mistura de ingredientes frescos e saborosos. As bruschettas são ótimas para servir como aperitivo em ocasiões especiais ou como um lanche leve e saboroso.
Óleos Especiais Para Cozinhar
Os óleos especiais têm origens diversas e devem ser usados de acordo com as suas especificidades.