Maison Marc | Cornichons 100% Franceses

Arquivo

A Maison Marc é conhecida pelos seus cornichons 100% franceses e com 20 hectares de agricultura sustentável. O cultivo é feito em campo aberto, sem herbicidas, sem insecticidas. Os cornichons são colhidos e separados à mão, imediatamente embalados sem conservantes, para manter todo o seu sabor, frescura e crocância.

Descubra:

História da Maison Marc

A Maison Marc foi fundada em 1950 por Marc Jeannequin na pequena aldeia de Chemilly-sur-Yonne na Borgonha em França, onde cultivou os primeiros cornichons para abastecer uma fábrica de conservas local.

Em 1975, Florent, filho de Marc Jeannequin assumiu o negócio da família e expandiu a produção de cornichons para dar resposta à procura crescente.
Durante 25 anos, Florent forneceu um importante grupo industrial francês mas no início dos anos 2000, face à globalização, todos os grandes grupos industriais especializados relocalizaram as suas produções para a Índia. Como consequência os produtores franceses de cornichons estavam desaparecer mas Florent Jeannequin, com a persistência e espirito de missão manteve a sua produção em França.

Em 2012, Henry, neto de Marc e filho de Florent tomou conta da empresa e deu continuidade ao objectivo que o seu pai havia estabelecido: vender para consumidores mais atentos à origem e qualidade dos produtos.
Presentemente os cornichons e outras conservas de legumes são cultivados e embalados manualmente na sua própria própria fábrica de conservas em Chemilly-sur-Yonne, no terreno junto à casa do avô Marc Jeannequin.
Após 3 gerações a Maison Marc mantém-se comprometida com a melhoria contínua das práticas de produção ambiental e sustentável estando todos os 20 hectares da produção em agricultura sustentável. Todas as suas frutas e vegetais são produzidos sem herbicidas, inseticidas e conservantes.


O que são Cornichons?

É um pepino em conserva geralmente pequeno que é conservado em salmoura , vinagre ou outra solução e deixados a fermentar durante algum tempo, quer por imersão dos pepinos numa solução ácida.

O método de produzir cornichons vem da França, onde são tradicionalmente servidos com entradas de refeições como patés , charcutaria e queijos.


Tipos de Cornichons

Extra-Finos

Os Cornichons extra finos são muito crocantes e com sabores sutis. Servir como guarnição e condimento com fiambre, presunto, patés, ou apenas comer por si só para um “Aperitivo” francês tradicional.

Finos

Os cornichons finos são levemente aromatizados, a fim de acentuar os sabores dos seus frios e trazer uma crocância aos seus aperitivos.

Agridoces

Os cornichons agridoces são levemente aromatizados com sementes de mostarda e açúcar, tem um sabor ácido e doce perfeito para combinar com pratos frios.

Malossol

Cultivados em solo arenoso e colhidos a dedo, os cornichons Malossol são uma variedade de pepinos grandes que são mais doces, menos ácidos e não tão crocantes quanto os cornichons comuns. “Malossol”, na cozinha russa e eslava, é um método de salmoura que utiliza muito pouco sal. Estes cornichons em conserva contêm mais ervas aromáticas e pouco de açúcar.

Este cornichons combinam perfeitamente para fazer tártaro de carne ou com carpaccio.

Caviar de Cornichons

Com o seu sabor picante e aromático, o caviar de cornichons pode ser apreciado como um aperitivo. Um deleite para saborear em torradas ou para acompanhar “raclette” (preparação culinária de queijo assemelhada ao fondue). Será também perfeito para guarnecer uma base de sanduíche com carnes frias ou para espalhar num pão de hambúrguer.


Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!