Paella | Prato Tradicional de Espanha

Arquivo

Típico da Espanha, prato é composto por arroz, temperos e frutos do mar e agrada muitos paladares.

Descubra:

A Origem da Paella

A Terra Natal deste prato é a região de Valência, na costa leste da Espanha. Ela surgiu como alimento dos camponeses, nos séculos XV e XVI, quando saíam para o trabalho rural, levando arroz, azeite e sal, além do recipiente para cozinhar: uma panela redonda com alças, ampla e rasa chamada de “Paella”.

Este formato facilitava o cozimento do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando uma cozedura por igual. Como a origem desta verdadeira delícia está fortemente relacionada ao campo, incorporavam à receita do prato os ingredientes que encontravam, tais como, carne de caça, sobretudo de lebre e de pato, legumes da estação e açafrão (nobre especiaria) retirada das flores, dando a cor amarela ao arroz.

Passado algum tempo, a Paella difundiu-se e alcançou o litoral de Espanha. E segundo os produtos da região acrescentou-se os frutos do mar: camarões, lulas, ameijoas, mexilhões, lagostins e polvo, tornando-o um prato misto (terra e mar).

A origem da Paella vem do latim “Patella”, bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra. Dizem também os historiadores que a palavra “Paella” surgiu quando os trabalhadores rurais voltavam para seus lares nos finais de semana e em homenagem às suas esposas preparavam essa deliciosa iguaria “Para Ellas” dando origem ao nome.

 A Paella é um prato festivo, mais famoso e tradicional da culinária espanhola, que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, baptizados, feriados religiosos e finais de semana. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação.

Segundo a tradição a “paella” é feita de preferência ao ar livre, em fogo a lenha, longe da cozinha. E apenas aos filhos homens deve ser transmitido o conhecimento sobre este prato.

Sendo um prato especial, a “paella” torna-se o centro da refeição. O ideal é que os presentes se sirvam à vontade, pois o clima que envolve gula e sociabilidade é o charme desse prato. No passado, o cerimonial era ainda mais comunitário. O autor dividia a “paella” em partes iguais, desenhando no arroz triângulos exatos, a partir do centro, conforme a quantidade de convidados. Cada um ficava com uma porção e respeitava as que cabiam aos demais.


Tempero para Paella

Uma boa paella é aquela que tem aroma característico, que faz todo mundo ficar com água na boca. Pode temperar a sua paella com pimenta, paprica doce e picante, sal, louro, e a especiaria mais importante: açafrão. É o açafrão que dará ao prato a cor especial e fará toda a diferença no paladar.

Variedades de Paella

Paella marinera

A variante mais popular é a paella marinera que prescinde maioritariamente das verduras e substitui a carne por diversos mariscos, moluscos e pescados além de substituir a água por caldo de peixe. Não existem documentos históricos que assinalem exactamente a origem da paella marinera, mas sim que é a alternativa costeira à paella tradicional, elaborada a base de choco, calamares, lagostim, lagosta, amêijoa.

Paella mista

Outro tipo de paelha é a conhecida como mista, já que mistura a paelha de carne (frango e coelho) com a paelha de mariscos de origem relativamente recente. Esta é pouco consumida em Valencia visto ser de recente invenção noutras regiões espanholas. Apesar do desvio da receita original, a paelha mista tem ganho muita aceitação fora da Comunidade Valenciana.

Paella alicantina

Resulta da elaboração de um caldo de peixe (choco, gambas e imperador) e carne (frango ou coelho). A elaboração desta paelha originou-se no sul da Comunidade Valenciana (sobretudo nas comarcas de l’Alacantí-Alcoià ou da foia de Castalla).

L’arròs del senyoret

É uma paella na qual o cozinheiro retira todos os ossos da carne e/ou as cascas do marisco para que os prato esteja pronto a comer. Em Barcelona foi popularizada uma receita idêntica, denominada arròs parellada.

L’empedrao

Trata-se de uma variedade feita com postas de bacalhau, alface, acelga ou endívias, alho-francês, salsa de tomate e feijões cozidos. Existe também uma variante deste prato preparada com coelho e caracóis.


Como cozinhar a Paella

Como a pealla leva muitos ingredientes diferentes, é preciso prestar atenção no tempo de cozimento de cada um. Cada ingrediente deve ser acrescentado na ordem certa para que fiquem igualmente cozidos e prontos ao mesmo tempo. Para isso, procure acrescentar à panela, em primeiro lugar as carnes, depois os temperos o arroz, os vegetais e por último os frutos do mar.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!