Pão de Centeio Alemão ou Pumpernickel: O Pão mais famoso da Alemanha
Arquivo
Conhecido hoje como “ouro da Vestfália”, pão integral de centeio datado da Idade Média. Receita tradicional exige que massa seja cozida a vapor por pelo menos 16 horas, o que lhe confere cor e aroma característicos.
Descubra:
- O que é Pumpernickel ou Pão de Centeio Alemão?
- Qual a história do Pão de Centeio Alemão?
- Qual a origem do nome Pumpernickel?
O que é Pumpernickel ou Pão de Centeio Alemão?
O Pão de Centeio Alemão tem uma tonalidade escura, com um sabor agridoce e suculento. É produzido com farinha de centeio, água, sal e fermento.
O que torna o Pumpernickel diferentes dos outros pães é o método de cozedura, o pão de centeio alemão é cozido a vapor por 20 horas, em fornos a vapor que confecionam a temperaturas baixas, em torno de 100ºC. Este processo não só confere ao pão uma cor muito escura, como também o seu aroma agridoce.
No entanto, o Pumpernickel não pode ser cortado imediatamente porque é inicialmente muito macio. Só pode ser cortado e embalado após cerca de 24 horas de descanso.
Em 2014, a Comissão Europeia incluiu o pão na lista de produtos com indicação geográfica, ou seja, o Pumpernickel só pode levar esse nome se for produzido na Vestfália.
Qual a história do Pão de Centeio Alemão?
O pão é natural da região da Westphalia – Alemanha.
O registro mais antigo do Pão de Centeio Alemão é do ano de 1450. Não se tem certeza científica que se trata do mesmo pão, mas pela descrição nos registos mais antigos, mencionam um pão feito de farinha de centeio, confecionado num longo período de tempo, cujo este processo fornecia a cor escura ao pão.
O pão Pumpernickel era um alimento da mesa dos menos favorecidos, pois utilizavam a farinha mais barata na época – farinha de centeio, restos de grãos de centeio, restos de pão seco, usados para fermentar, pois o fermento quase não existia e se fossem encontrados eram muito caros. Quando todos os ingredientes eram bem misturados, os pães eram colocados a confecionar no resto do calor do forno.
Qual a origem do nome Pumpernickel?
Existem inúmeras histórias sobre como o pumpernickel recebeu um nome incomum.
A versão mais conhecida e ainda mais improvável vem da época de Napoleão, quando ele cavalgava pela Alemanha numa das suas invasões. Diz-se que Napoleão, quando parou numa hospedaria na Vestefália, foi servido com este típico pão escuro.
Napoleão achou este pão estranho e nada saboroso. Na sua opinião, o pão só servia para alimentar o seu cavalo. Este foi nomeado Nicol. Os habitantes locais apreciaram que Napoleão afirma-se: “pain pour Nicole” (pão para Nicole). A expressão que acabou originando a palavra pumpernickel.
Confira abaixo algumas das marcas Premium que distribuímos em exclusivo no território nacional. Uma seleção dos melhores produtos das mais diversas geografias do globo: um mundo de sabores ao seu dispor.
Quais os principais óleos especiais?
Quais os principais óleos especiais? Apresentamos uma lista de óleos com as suas funções, propriedades e utilizações.
Torrão | Uma variedade de Nougat
O torrão é um doce muito antigo, sendo consumido há séculos na Europa, América Latina e é um um dos produtos mais vendidos durante as festividades de Natal.
Bruschetta | Um Antepasto Italiano
A bruschetta é uma entrada clássica da culinária italiana, que consiste em fatias de pão torrado cobertas com uma mistura de ingredientes frescos e saborosos. As bruschettas são ótimas para servir como aperitivo em ocasiões especiais ou como um lanche leve e saboroso.
Óleos Especiais Para Cozinhar
Os óleos especiais têm origens diversas e devem ser usados de acordo com as suas especificidades.