Pimenta Habanero
Arquivo
As pimentas Habanero são muito picantes, avaliadas de 100.000 a 350.000 na escala Scoville. O picante, o sabor e o aroma floral do habanero o tornam um ingrediente popular em molhos picantes e outros alimentos condimentados.
Descubra:
- Qual a origem da Pimenta Habanero?
- Cultivares
- Quão Picante são as Pimentas Habanero?
- Sabor
- Harmonização de Pratos e Usos Culinários
Qual a origem da Pimenta Habanero?
Habanero originou-se nas regiões da América do Sul, mas hoje está mais associado ao México. Esta cresceu principalmente na Península de Yucatán, no México, embora também cresça em outros climas quentes, incluindo em Belize, na Costa Rica, em partes dos Estados Unidos e no Panamá, onde é conhecido como aji chombo.
Depois que os espanhóis a descobriram, espalharam-na por todo o mundo, tanto que os taxonomistas do século 18 pensaram que ela se originava na China e, portanto, a baptizaram de “Capsicum chinense” ou “pimenta chinesa”.
Com um sabor cítrico e frutado e seu aroma floral, tornou-se um ingrediente apreciado em muitas preparações, incluindo molhos picantes e outros alimentos condimentados.
As origens desta incrível pimenta remontam 8.500 anos às florestas tropicais da América do Sul do Brasil, onde os maias as transferiram da América Central para o México. Esta pimenta é muito popular no México, agora profundamente enraizada na cultura mexicana.
Yucatán, no México, é o maior produtor de pimentas habanero do mundo, exportando-as para todo o mundo.
Cultivares
Existem muitos tipos diferentes de habaneros que foram criados por meio de reprodução selectiva. Estas variam formas e cores diferentes, do vermelho vibrante ao laranja, do castanho e até o branco. As pimentas Habanero são cultivadas e cruzadas principalmente pelas variações de picante.
Quão Picante são as Pimentas Habanero?
Habaneros são uma das pimentas mais picantes em termos de popularidade e de unidades Scoville. Enquanto muitos variam de impressionantes 200.000 a 300.000 Scoville Heat Units, alguns variaram de escaldantes 450.000 a impressionantes 600.000 Scovilles, derrubando assim a pimenta jalapeño que geralmente varia de 2.500 a 8.000 Scovilles.
Sabor
O sabor dos Habaneros é diferente de qualquer outra pimenta. É frutado, floral, doce, crocante e cheio de pungência. O sabor é tão único que é o ponto de referência na comparação de sabores de outras pimentas. Duas pimentas com calor e sabor semelhantes são Fatalii e Scotch Bonnet.
O Habanero pode ser usado em vários estágios de maturação para dar sabores diferentes a um prato. Quando colhido verde tem um sabor mais terroso com menos picante. A maturação tardia terá um sabor mais desenvolvido e mais doce.
Quando comido sozinho, o picante pode ser descrito como agressivo que desaparece rapidamente. O picante em pratos cozinhados não é tão hostil.
Harmonização de Pratos e Usos Culinários
Habaneros combinam muito bem com pratos doces e dão a eles aquele calor doce. Muitas receitas incluem manga e habaneros juntos. O teor de açúcar na manga suaviza o calor abrasador dos habaneros.
O picante e o sabor combinam bem com quase todos os pratos, principalmente para fazer molhos picantes, salsas ou geleias.
Confira abaixo algumas das marcas Premium que distribuímos em exclusivo no território nacional. Uma seleção dos melhores produtos das mais diversas geografias do globo: um mundo de sabores ao seu dispor.
Quais os principais óleos especiais?
Quais os principais óleos especiais? Apresentamos uma lista de óleos com as suas funções, propriedades e utilizações.
Torrão | Uma variedade de Nougat
O torrão é um doce muito antigo, sendo consumido há séculos na Europa, América Latina e é um um dos produtos mais vendidos durante as festividades de Natal.
Bruschetta | Um Antepasto Italiano
A bruschetta é uma entrada clássica da culinária italiana, que consiste em fatias de pão torrado cobertas com uma mistura de ingredientes frescos e saborosos. As bruschettas são ótimas para servir como aperitivo em ocasiões especiais ou como um lanche leve e saboroso.
Óleos Especiais Para Cozinhar
Os óleos especiais têm origens diversas e devem ser usados de acordo com as suas especificidades.