Pimentão de La Vera: Produto Único da Estremadura Espanhola
Arquivo
É um tempero único de Denominação de Origem Protegida. O Pimentão de La Vera vem de pimentões seleccionados e cultivados na região de Cáceres, Espanha. Com um processo feito à mão, este tempero possui uma reconhecida qualidade que favorece seu uso em diversas receitas.
Descubra:
- História
- Qual o Processo do Tempero do Pimentão de La Vera?
- Características Nutricionais
- Sugestões de Utilização
História
O Pimentão de La Vera começa a sua história na província de Cáceres graças ao imperador Carlos V. O afamado pimentão, que atualmente conta com a Denominação de Origem Protegida Pimentão de La Vera, foi introduzido em Espanha após a conquista da América, no Real Mosteiro de Guadalupe.
Os monges guadalupenses foram os pioneiros a usá-lo nestas terras e, pouco depois, foi introduzido no Mosteiro de Yuste, onde os religiosos o cultivaram e aplicaram inicialmente para conservar enchidos e posteriormente como um condimento em guisados.
Cáceres tem as condições climatéricas ideais para o pimentão, para o seu cultivo e cuidado em La Vera, território que desfruta de um microclima privilegiado. No distrito de La Vera são cultivados os pimentões da espécie Capsicum annum e a subespécies Cerasiforme e Longum, que dão lugar a estes três tipos de pimentão: doce, agridoce e picante.
Qual o processo do tempero Pimentão de La Vera?
Após a apanha, o pimentão é submetido a um ancestral sistema de secagem e fumagem, totalmente artesanal. Um forno de lenha, de carvalho ou azinheira produz o calor necessário para a perfeita desidratação dos frutos. É um processo lento, que se prolonga durante dez a quinze dias, durante o qual mãos experientes vão virando os pimentos até conseguir o grau ideal de secagem.
Este processo único de elaboração faz com que o pimentão adquira as três características que o definem: o seu intenso aroma, o seu sabor característico e que a sua cor avermelhada brilhante.
Características Nutricionais
O Pimentão de La Vera é condimento, com antioxidante, rico em vitaminas C, B2, B6 e E. O seu sabor e aroma são inconfundíveis, pois confere intensidade a guisados, molhos e marinadas. Pode ser encontrado no mercado nas suas três variantes: pimentão-doce, pimentão-picante e pimentão-agridoce que se obtém de uma variedade específica de pimentos.
Sugestões de Utilização
O Pimentão de La Vera pode ser utilizado em carnes de cabrito e porco assadas, grelhadas ou fritas, vitela assada, bacalhau assado e escabeche. Para um aroma a fumado, pode também polvilhar com Pimentão de La Vera legumes acabados de cozinhar.
Confira abaixo algumas das marcas Premium que distribuímos em exclusivo no território nacional. Uma seleção dos melhores produtos das mais diversas geografias do globo: um mundo de sabores ao seu dispor.
Quais os principais óleos especiais?
Quais os principais óleos especiais? Apresentamos uma lista de óleos com as suas funções, propriedades e utilizações.
Torrão | Uma variedade de Nougat
O torrão é um doce muito antigo, sendo consumido há séculos na Europa, América Latina e é um um dos produtos mais vendidos durante as festividades de Natal.
Bruschetta | Um Antepasto Italiano
A bruschetta é uma entrada clássica da culinária italiana, que consiste em fatias de pão torrado cobertas com uma mistura de ingredientes frescos e saborosos. As bruschettas são ótimas para servir como aperitivo em ocasiões especiais ou como um lanche leve e saboroso.
Óleos Especiais Para Cozinhar
Os óleos especiais têm origens diversas e devem ser usados de acordo com as suas especificidades.